domingo, 16 de junho de 2013

Cólica \Õ/

Bom meninas hoje vim falar sobre ela.. >=( Sim, a cólica. 


A cólica menstrual geralmente aparece de um a dois dias antes do início do ciclo e persiste, com alguma intensidade, no primeiro e no segundo dia do sangramento.
A dor é causada pela produção de prostaglandina, um hormônio responsável pela contração do útero nessa fase. Em algumas mulheres, porém, esse processo de contração é mais intenso e o fluxo menstrual maior.
“Isso favorece a contração uterina e, consequentemente, causa maior incômodo”, explica a fisioterapeuta Liris Wuo, especialista em uroginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Se a dor for muito forte ou persistir após o final da menstruação, as causas devem ser investigadas pelo médico. “Elas podem estar relacionadas a problemas como miomas e endometriose”, adverte a ginecologista Thais Helena Rocha Paes, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, de São Paulo.
Medicamentos


“Analgésicos e anti-inflamatórios podem aliviar as dores leves. Mesmo assim, devem ser tomados sob orientação médica”, diz a ginecologista Thais Paes.

Bolsa de água quente

“Pode ser benéfica, desde que a pessoa seja sensível ao calor”, diz o homeopata Sérgio Furuta. “A água quente aumenta a circulação local, relaxa os músculos e reduz o incômodo das contrações uterinas”, explica Liris Wuo.
A terapeuta holística Josi Matos ensina uma nova versão do tradicional método: “Em uma panela de ferro, coloque cinco colheres (sopa) de sal grosso e aqueça até que ele fique um pouco escuro. Embrulhe o sal com papel toalha e depois envolva em uma toalha fina, aplicando na região abdominal. O sal retém o calor e potencializa os efeitos da técnica”.
Atividade física
 (Bom aii está alguns exercícios que vocês podem fazer)

O exercício aeróbico, praticado de forma contínua (pelo menos três vezes por semana), libera beta-endorfinas, neurotransmissores lançados na corrente sanguínea que diminuem o quadro doloroso e promovem sensações de relaxamento e bem-estar. A dança do ventre é outra atividade recomendada. “Os movimentos melhoram a circulação na região da pelve e relaxam os músculos”, explica a fisioterapeuta Liris Wuo. Segundo a especialista, até mesmo exercícios de respiração auxiliam no combate às cólicas. “Inspirar e expirar profundamente também leva à produção endorfinas, reduzindo a tensão e aumentando o conforto”.

Espero ter ajudado. Um beijo. LAIS